top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Caramori Petry

O ensino do Direito na Era da Inteligência Artificial

Atualizado: 7 de fev. de 2022

Quais são os desafios que o ensino jurídico deve compreender e buscar superar na atual Era da Inteligência Artificial no Brasil? Quais serão as melhores ferramentas e estratégias didáticas para ensinar e aprender no Curso de ensino superior de Direito na atual sociedade da informação e da comunicação? O ensino à distância e a disponibilidade de grande quantidade de informações jurídicas na Internet à disposição dos alunos pode superar a necessidade do trabalho de professores, da presença em sala de aula, de avaliações, ou de outras exigências tradicionais do Curso de Direito?


No caso particular do ensino do Direito Tributário, uma Disciplina acadêmica que usualmente é vista como bastante complexa e que enfrenta alto grau de rejeição ou resistência pelos alunos, quais aspectos merecem atenção por parte dos professores e alunos no que diz respeito às novas tecnologias que marcam a economia que surge agora com a 4ª Revolução Industrial? É preciso preparar os alunos para uma forma avançada de pensar e fazer o Direito, que seja mais criativa, adaptada às novas tecnologias, e assim eficiente. Nesse sentido, como se deve pensar o ensino do Direito (inclusive o Direito Tributário) para preparar os estudantes para o novo mercado de trabalho jurídico em transformação nessa revolução digital?


Todas essas questões são abordadas no artigo "O ENSINO DO DIREITO NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL". Para ler o artigo completo (com 09 páginas), acesse o texto em PDF abaixo. Para abrir click no link:



Como citar este texto do Blog (ABNT NBR 6023:2018): PETRY, Rodrigo Caramori. O ensino do Direito na Era da Inteligência Artificial. Blog Jurídico do Professor Rodrigo Caramori Petry, Curitiba, 17/06/2020. Disponível em: <https://rodrigopetry.com.br>. Acesso em: [inserir a data].

Para buscar mais conteúdo sobre o tema, use:

#Ensino do Direito #Educação jurídica #Direito 4.0

73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page